Artigos

Marketing Digital no Interior

Tendências de 2017 para o Marketing Digital no Interior

O modo como as empresas tem feito publicidade e marketing tem mudado muito rapidamente e, cada vez mais, todos buscam personalizar suas ações de acordo com seus consumidores e o perfil de seus produtos/serviços.

As pequenas empresas que antigamente não davam muita bola para publicidade e marketing, mesmo se tratando de um dos pilares para o sucesso de um negócio, agora estão vendo com outros olhos ações voltadas ao ambiente digital. Até certo ponto isso é algo normal, pois antigamente não existiam tantas opções e grande parte exigiam um alto investimento por parte da empresa.

Esta evolução do mercado é muito positiva em busca de profissionalizar a forma de oferecer produtos e serviços e de comunicar isso para seu público, buscando não só ganhar dinheiro, mas realmente atender as necessidades do consumidor. Quem está fazendo isso com certeza está crescendo.

A região do interior composta por cidades como: Jundiaí, Vinhedo, Valinhos, Campinas, Itatiba, Itu, Bragança Paulista, Indaiatuba, Sorocaba, estão seguindo essa tendência e suas empresas tem buscado profissionalizar a forma como fazem comunicação. Impulsionadas pela grande quantidade de paulistanos vindo para o interior e também por seu crescimento.

Vendo tudo isso resolvemos falar sobre as tendências de 2017 para o marketing digital no interior, para auxiliar as empresas que estão indo de acordo com esses dados, principalmente no interior do estado.

REDES SOCIAIS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA EMPRESAS LOCAIS

Anúncios no Facebook e outras redes sociais estão no topo do mix de marketing de empresas locais por viabilizar bons resultados com investimentos baixos, especialmente quando utilizado de forma correta, alinhando boas estratégias e bons conteúdos.

UM BOM SEO TRAZ BONS RESULTADOS NO MARKETING LOCAL

Existem pontos básicos do SEO que pequenas empresas não tem dado muita atenção e que com um pouco de trabalho é possível gerar ótimos resultados, principalmente no caso do marketing digital local. SEO e Links Patrocinados estão também no topo da lista dos investimentos em marketing das empresas locais, ressaltando também a importância dos mecanismos de busca e principalmente do Google. Hoje, quando uma pessoa quer pesquisar sobre uma empresa ou está buscando por um produto ou serviço, a primeira coisa que ela faz é pesquisar no Google.

SITES ADAPTADOS PARA O MOBILE JÁ SÃO MAIS QUE NECESSÁRIOS

Alguns anos atrás algumas pequenas empresas locais ainda estavam partindo para a internet e começaram a entender a importância de sua empresa estar presente no ambiente online. Outras foram se modernizando e buscaram oferecer sites mais atrativos e com uma boa experiência para seus usuários. Ter um site adaptado para o mobile era um avanço, agora se tornou uma necessidade básica. As empresas que entenderam essa necessidade, vendo os números cada vez mais crescentes de acessos por este dispositivo, com certeza saíram na frente. Se o site da sua empresa ainda não está seguindo essa tendência, você está perdendo tempo e dinheiro.

ANÚNCIOS EM APLICATIVOS

Poucas empresas locais têm dado atenção para anúncios em aplicativos móveis na hora de definir onde irão investir sua verba e essa pode ser uma boa oportunidade de você se destacar em relação aos seus concorrentes. Com esse tipo de anúncio você consegue anunciar ofertas, mapas e muito mais aos seus consumidores em regiões estratégicas enquanto as pessoas utilizam aplicativos em seus celulares.

GERAÇÃO DE LEADS E E-MAIL MARKETING

Algumas empresas não sabem explorar da melhor forma, mas o e-mail marketing pode trazer ótimos resultados quando trabalhado de forma correta. Mesmo com tantos e-mails chegando em suas caixas de entrada, as pessoas ainda se inscrevem para ficarem atualizadas sobre alguns assuntos e ofertas.
Sua empresa deve utilizar uma boa estratégia para geração de leads sem comprar listas prontas, segmentando melhor a base de e-mails de forma que não mande os mesmos conteúdos para todos. Nutrir e personalizar o relacionamento com seus consumidores pode melhorar muito seus resultados. Os conteúdos relevantes também devem ter atenção especial e, se necessário, é melhor enviar 1 e-mail semanal ao invés de 3. Caso seja assertivo, somará muito mais no relacionamento com seu consumidor.

INBOUND MARKETING

A metodologia do Inbound Marketing está cada vez mais presente nas estratégias das empresas. Vem crescendo muito também pelo fato de permitir mensurar melhor os resultados e integrar as ações no ambiente online através de softwares como o RD STATION. Os consumidores estão saturados de receber apenas ofertas e publicidade “agressiva”, eles estão buscando empresas que querem contribuir de alguma forma sem pedir algo em troca e dessa forma conquistam sua confiança.
Conteúdos que educam, que tem qualidade e auxiliam seus consumidores de verdade são uma escolha assertiva para empresas que querem se tornar referência.

VÍDEOS CONVERTEM CADA VEZ MAIS

A cada dia saem mais pesquisas comprovando que os vídeos estão convertendo mais que imagens e textos e o Youtube tem sido o segundo mecanismo de pesquisa com mais buscas. Criar conteúdo de vídeo para esse canal pode trazer grandes benefícios, assim como explorar de forma assertiva em outros canais pode ser uma ótima maneira de levar bons conteúdos para seus consumidores.

CONCLUSÃO

Existem várias maneiras de você alavancar a sua empresa com o marketing digital no interior. Localmente algumas ações mais básicas podem já trazer ótimos resultados.

Digamos que um mix de marketing nas redes sociais, links patrocinados, bons conteúdos e pelo menos um SEO básico com seu site já adaptado para celulares pode ser uma receita que trará muitos frutos para sua empresa.

Vale a pena você rever se sua empresa está atenta para essas ações e analisar o que pode ter uma atenção maior para crescer muito nesse ano.


Gostou desse conteúdo?

Esperamos que ele tenha ajudado você e sua empresa em pontos dos quais é possível explorar para ter maiores resultados.

Sugerimos também a leitura do nosso artigo “Qual a importância do blog para sua empresa?” do qual aborda um pouco mais pontos importantes para os conteúdos que você irá produzir para o seu negócio.

Postado por
Sócio Diretor na Agência Madison