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Saiba qual o impacto que um bom desenvolvimento de marca é capaz de gerar no seu negócio!

Saiba qual o impacto que um bom desenvolvimento de marca é capaz de gerar no seu negócio!

Marcas fortes vendem mais e com uma margem de lucro maior. Isso é algo que vários empresários já sabem, afinal, muitos consumidores pagam um preço maior por determinado produto porque preferem itens de uma marca específica (seja pela relação que possuem com a empresa ou pela chancela de qualidade, por exemplo).

Mas o que muitos empresários não sabem é que, para conquistar tudo isso, é indispensável trabalhar no desenvolvimento de marca, também chamado de branding.

Você ainda não tem certeza se esse é o caminho certo para ajudar o seu negócio a se diferenciar? Continue lendo este post.

Branding: o que é o desenvolvimento de marca?

A palavra “branding” envolve um conjunto de ações que visam gerenciar determinada marca, atribuindo a ela valores e características que sejam facilmente assimiladas pelo público-alvo.

Assim, podemos dizer que o branding, por meio de uma série de ações estratégicas, consegue gerenciar a percepção dos consumidores sobre determinada marca, criando um relacionamento afetivo com as empresas e, claro, melhorando o grau de lealdade, conhecimento, qualidade percebida e associações com o seu negócio.

Ainda está difícil? Pense em dois produtores de maçã. Um tem uma marca e outro apenas vende maçãs. A diferença entre o número de vendas do produto com marca e do produto sem marca é o resultado de ações de branding.

Como é feito?

O branding não é algo isolado. Mas sim um item que deve estar presente em todas as etapas da sua marca: desde a criação até as estratégias sistemáticas de marketing. Afinal, todas as suas comunicações precisam ser feitas de modo coerente, visando afirmar o posicionamento da sua marca e os valores que ela possui.

Mais do que apenas a criação de um logotipo bacana, o desenvolvimento de uma marca passa por:

  • definição do tom de voz usado nas comunicações;
  • compreensão de quem forma o público-alvo;
  • desenvolvimento de campanhas e ações que visem melhorar o relacionamento dos clientes com as marcas;
  • promoção de associações positivas;
  • gerenciamento do nível de recordação da marca;
  • entre outros inúmeros pontos.

Por isso, dizemos que a gestão de uma marca é um processo ininterrupto e que independe do canal ou da estratégia de marketing, já que ela deve estar presente em todos os momentos, podendo, até mesmo, ajudar a prever e evitar crises ou a reposicionar o negócio.

Quais as vantagens do branding para o meu negócio?

Depois de ler o tópico anterior, com certeza você já notou alguns dos pontos positivos que um bom desenvolvimento de marca pode gerar à sua empresa, não é mesmo? Vamos ver alguns deles com mais detalhes.

Ajuda no reconhecimento e identificação da marca

A identidade visual é um dos pontos essenciais do branding. Afinal, é por meio dela que a sua marca ganha um “rosto” perante o seu público-alvo. Assim, um bom logotipo ajuda os seus consumidores a identificarem e reconhecerem rapidamente a sua empresa entre os concorrentes.

E não é só. O branding e a identidade visual também ajudam na hora de passar os valores e as qualidades do seu negócio, fazendo com que as pessoas que compartilham desse mesmo pensamento criem associações positivas com a sua empresa, preferindo comprar de você ao invés da concorrência.

Por exemplo, vamos supor que você trabalhe com uma linha cosmética que seja livre de crueldade animal. Com certeza esse é um dos valores importantes para o seu negócio e ao informar isso corretamente acabará atraindo pessoas que compartilham do mesmo sentimento e que serão fiéis à sua empresa, não sendo atraídos por variações de preço.

Aumenta a margem de contribuição

Uma marca forte pode vender seus produtos com preços maiores, afinal existe um “motivo” para isso que é justamente o quanto de benefícios a sua marca oferece aos consumidores.

Por que muitas pessoas preferem pagar a mais pelos produtos da Apple? Porque a marca é vista como líder mundial de tecnologia e design, sendo preferida por aqueles que desejam ser reconhecidos como descolados, antenados ou fãs de tecnologia. Essa é a promessa da Apple o que faz com que ela se diferencie dos concorrentes e possa cobrar a mais por isso.

Quem faz essa comunicação e cria essa relação entre marca e consumidores é justamente o branding.

Garante estabilidade

A cada ano novos produtos, empresas e marcas surgem no mercado, aumentando o grau de competitividade dos negócios. Mas, apesar disso, muitas pessoas preferem “não se arriscar” e continuam comprando sempre as mesmas marcas.

Uma marca forte é capaz de se tornar estável, ainda que surjam novos concorrentes, porque ela já possui um nível de confiança e de relacionamento com seus clientes.

O setor de refrigerantes é extremamente concorrido, mas a Coca-Cola continua vendendo muito bem apesar de surgirem constantemente novas empresas. Afinal, ela é uma marca conhecida e que já conta com seu público fiel que até pode experimentar as novidades, mas irá sempre continuar comprando produtos Coca-Cola.

Como você viu, um bom desenvolvimento de marca é essencial para que a sua empresa consiga se diferenciar no mercado, atrair mais consumidores e criar uma base de compradores fiéis, que não apenas são leais ao seu negócio, mas também indicam e defendem a sua empresa.

Você gostou de saber mais sobre o branding? Deseja fortalecer a marca do seu negócio? Venha conversar conosco.

Postado por
Sócio Diretor na Agência Madison