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Qual a diferença entre KPI e métrica?

KPI’s não são o mesmo que métricas, mas uma métrica pode se tornar um indicador-chave de performance. Sabemos que parece bem confuso, mas iremos te explicar melhor.

Os KPI’s são indicadores importantes para o seu negócio e o seu objetivo, uma métrica é apenas algo a ser medido.

O importante é entender o que pode ajudar na tomada de decisão dentro da sua empresa. Essa é a premissa básica para a escolha de qualquer KPI e é como uma métrica se torna um indicador.

Um indicador-chave de performance precisa ser valioso para o negócio e auxiliar você e os seus superiores a tomar decisões inteligentes.

Os tipos de KPI que você pode usar

Existe uma infinidade de indicadores que podem ser importantes para a estratégia da campanha. Abaixo dividimos os KPI’s em 3 categorias:

PRIMÁRIO

A categoria primária são os principais indicadores para o seu objetivo. Analisando as estratégias de inbound marketing e marketing digital, a maioria delas terá como KPI primário alguma dessas opções:

  • Leads;
  • Tráfego;
  • Custo de aquisição por lead;
  • Taxa de conversão;
  • Receita total;
  • Receita por compra;

 

SECUNDÁRIO

O KPI secundário deve justificar o primário, ele mostra como aqueles resultados estão sendo atingidos.

Alguns indicadores-chave de performance secundários interessantes:

  • Custo por lead em cada estágio do funil;
  • Assinantes da newsletter;
  • Visitas recorrentes;
  • Custo por visitante;
  • Origem do tráfego (orgânico, pago, redes sociais, direto, e-mail e outros);
  • Preço médio por transação.

PRÁTICOS

Dentro de uma campanha de marketing digital e inbound marketing, é precisO realizar testes constantemente e acompanhar dados mais detalhados sobre comportamento, aquisição e características do usuário.

Alguns indicadores que é importante acompanhar:

  • Pageviews;
  • Páginas/visita;
  • Bounce rate;
  • Melhores landing pages;
  • Page rank;
  • Palavras-chave mais pesquisadas (de acordo com seu negócio);
  • Conteúdos mais lidos/visitados;
  • Tráfego;
  • Visitantes (novos x recorrentes);
  • Interações sociais.

O importante é entender o que importa para o seu objetivo e o que vai te ajudar a entregar melhores resultados. É importante entender que, conforme você desce na categoria dos KPI’s (primário, secundário e práticos), é preciso acompanhar os anteriores.

CONCLUSÃO

Por meio da análise dos KPIs, é possível identificar oportunidades de melhoria, rever estratégias e incrementar ações para gerar mais negócios para sua empresa. Portanto, foque sempre nos KPIs que se mostram estratégicos e impactam diretamente na receita da organização.

Estabelecer os objetivos estratégicos da empresa, desdobrá-los em metas e definir indicadores de performance para cada uma delas é um exercício contínuo, afinal, o mercado é dinâmico e você pode precisar corrigir o rumo de suas ações a qualquer momento.

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Patrícia é Coordenadora de Mídias na Agência Madison