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Por que uma identidade visual bem construída pode trazer mais credibilidade a sua empresa?

Por que uma identidade visual bem construída pode trazer mais credibilidade a sua empresa?

A identidade visual é algo extremamente importante para qualquer empresa, afinal é ela a responsável por dar um “rosto” a sua marca. Quanto mais em sintonia com os valores, diferenciais e promessa do negócio ela estiver, melhor será para que haja identificação dos consumidores.

Apesar disso, nem todos os gestores se atentam para o quanto ela é fundamental na diferenciação e valorização das suas empresas e acabam descuidando desse ponto.

Um logotipo amador, a falta de padronização da identidade da empresa ou até a ausência desses sinais gráficos podem trazer vários problemas ao seu negócio. Quer entender melhor a relação? Continue a leitura!

O que é a identidade visual?

A identidade visual é o conjunto de sinais gráficos que ajudam a diferenciar uma marca da concorrência, dando a ela um “rosto”, uma “voz” e uma “personalidade”.

A ideia é vender o conceito da sua empresa, destacando seus diferenciais, pontos positivos e qualidades, de modo que quando os clientes encontrem a sua marca saibam diferenciá-la da concorrência. Tudo isso é feito por meio de um conjunto de símbolos e cores que buscam representar visualmente a sua marca.

É importante destacar que a identidade visual não é apenas o logotipo da empresa, mas também o conjunto de outras referências que ajudam a formar a identidade da marca como: cores, tipografia, mascotes, etc.

Esse conjunto gráfico deve ser usado de forma sistemática e controlada em todas as comunicações do negócio, como: decoração das sedes físicas ou PDV, papelaria, produtos, uniformes, redes sociais, assinatura de e-mail, etc. de modo a trazer uma unidade à marca.

Qual a relação entre identidade visual e credibilidade?

Agora que você compreendeu melhor o que é a identidade visual, já deu para perceber o porque ela é tão importante e como pode ajudar a passar mais credibilidade ao seu negócio, não é mesmo?

Afinal de contas, se a sua marca não investe em uma comunicação visual que seja profissional e orientada, dificilmente seus consumidores e públicos enxergarão o seu negócio de forma diferenciada.

Pense em você mesmo como consumidor. Ao se relacionar com empresas que ainda não conhece, opta por aquelas que tenham uma identidade visual interessante ou amadora?

Lembre-se que muitas vezes esse é o primeiro ponto de relacionamento dos seus clientes com a sua empresa e por isso é importante que a primeira impressão seja de uma empresa séria, responsável e que tenha conhecimentos sobre o mercado.

A falta de uma identidade ou aquela feita de modo amadora pode passar uma primeira impressão ruim, de descaso ou de falta de profissionalismo e, ao invés de atrair, acabar repelindo essas pessoas que poderão ficar em dúvida sobre a qualidade dos seus produtos ou serviços.

Como desenvolver uma boa identidade visual?

Para atingir os objetivos abordados no tópico anterior, é fundamental que a sua identidade visual seja desenvolvida de maneira profissional, respeitando o seu público-alvo e os diferenciais do seu negócio.

Veja algumas dicas para a construção de uma boa identidade visual:

  • conheça quem forma o seu público-alvo, saiba o que essas pessoas pensam, com quais marcas se relacionam, faixa de renda, faixa etária e outros dados;
  • entenda o seu mercado, saiba quem são seus principais concorrentes e como eles fazem a sua comunicação;
  • conheça muito bem a sua empresa, seus principais diferenciais, missão, visão, valores e o posicionamento de mercado;
  • fuja do lugar comum e busque criar uma identidade visual que seja realmente única e capaz de dialogar com todos os públicos de interesse do seu negócio;
  • cuide da sua identidade visual, desenvolvendo um manual de uso e garantindo a padronização;
  • conte com ajuda profissional e especializada desde a escolha do nome da sua marca (que deve ser simples de ser assimilado e capaz de diferenciar a sua empresa) até o desenvolvimento de toda a identidade visual do seu negócio;
  • lembre-se que a sua marca é viva – por isso a identidade visual pode se alterar de tempos em tempos, visando ficar mais moderna e de acordo com o seu público atual ou as mudanças sofridas pela empresa.

Como você viu, identidade visual e credibilidade possuem uma relação bastante íntima. Por isso, quem deseja se destacar no mercado e atrair mais consumidores precisa considerar esse ponto.

Quer investir na identidade visual do seu negócio? Venha conversar com o nosso time de especialistas e saiba como podemos ajudá-lo!

Postado por
Sócio Diretor na Agência Madison