Artigos

automação de marketing

O Guia Básico da Automação de Marketing

O QUE É?

Em qualquer área, tempo é um dos recursos mais valiosos – eu diria que é o mais importante. Com o Marketing Digital não seria diferente. Agora imagine todo um grupo de recursos que aperfeiçoe as tarefas operacionais, com mais rapidez e precisão. Isso existe e se chama Automação de Marketing, cuja definição que adotamos, do Neil Patel, é a seguinte:

Automação de marketing é o processo de utilização de software e tecnologia para otimizar, automatizar e mensurar tarefas repetitivas de marketing online.”

ONDE USAR?

Em suma, existem três principais setores do Marketing Digital que podem ser automatizados até determinado ponto. São eles:

  1. E-mail: a entrega, a distribuição e a resposta por e-mail podem ser automatizadas, bem como a sua lista de e-mail pode ser segmentada automaticamente, dependendo de quem tiver escolhido acessá-la.
  2. Mídias Sociais: assim como no caso de e-mail, em mídias sociais você pode automatizar a distribuição do conteúdo. Além disso, elas também podem ser automatizadas para o crescimento se, automaticamente, envolverem seguidores e leads.
  3. Landing Pages: hoje em dia, não se faz mais necessário levar um longo tempo com o design de uma landing page. É possível usar templates e apenas copiar as mesmas programações visuais. Mais do que isso, você também pode automatizar o texto inserido na sua LP, contando com a ajuda de testes A/B.

POR QUE USAR?

Eis as melhorias diretas para o negócio ao se adotar a automação de marketing:

  • Incremento nos índices de produtividade;
  • Maior geração e nutrição de leads;
  • Facilidade no trabalho com públicos diferentes;
  • Resultados melhores e mais vendas.

QUEM DEVE USAR?

Tenha em mente que toda empresa, independente do ramo de atuação, precisa atrair novos clientes e o marketing tem papel primordial nessa missão. É sempre o caso de ter uma solução de automação como alternativa no investimento em comunicação.

QUANDO USAR?

Quer saber se existe um momento ideal para se investir em automação? Bem, se a sua empresa ainda não conta com um bom site no ar, então sugiro cuidar disso primeiro. Todavia, se você já trabalha com cadastro de e-mails dos clientes, tem um bom sistema para captura de leads e está decidido a expandir seu negócio, esse é o melhor momento.

COMO USAR?

Se você ficou interessado e quer implementar a automação de marketing, então confira as etapas básicas para dar início aos lucros com ela:

  1. Defina estratégia, personas e métricas para o seu projeto de automação;
  2. Escolha uma boa ferramenta de automação de marketing;
  3. Defina o tipo de interação do lead em cada uma das etapas do funil;
  4. Saiba qual conteúdo será oferecido pelo sistema de automação em cada fase;
  5. Implemente o sistema;
  6. Observe os resultados;
  7. Faça testes e melhorias necessárias.

Fonte: Rock Content [https://rockcontent.com/blog/guia/automacao-de-marketing/]

Mas você não conhece ferramentas de automação que possam te ajudar nesse processo? Não tem problema. Aqui vão algumas sugestões, para sua análise:

Lembre-se: se precisar de mais ajuda com esse ou outros serviços, estaremos sempre prontos para ajudar. E fique ligado aqui no blog da Agência Madison, onde você encontra conteúdo relevante a respeito de Marketing e outras áreas que se difundem nesse meio.

Sucesso! Hoje e sempre.

Postado por
Cláudio é responsável por Marketing de Conteúdo e Digital na Agência Madison