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LINKEDIN: VOCÊ ESTÁ USANDO DA MANEIRA CORRETA?

O jundiaiense Cristiano Santos é jornalista, professor, palestrante, consultor de mídias sociais e especialista em LinkedIn, a maior rede profissional do mundo. Sua experiência mais recente foi como Coordenador de Mídias Sociais na Editora Globo, onde trabalhou por dez anos. Ele foi premiado como Profissional Destaque no Ano na categoria Fomento do Mercado no Prêmio Share Social Media 2015 e indicado como um dos principais influenciadores sobre mídias sociais do país numa pesquisa.

Ele foi um dos palestrantes do RD on the Road, evento que ocorreu recentemente na cidade de São Paulo, organizado pela nossa parceira, a Resultados Digitais, e que contou com a presença da Agência Madison pelo segundo ano consecutivo. Em sua apresentação, Cristiano Santos falou sobre sua maior especialidade. Com o tema “LinkedIn para Negócios: táticas essenciais para vender na rede”, ofereceu insights valiosos sobre a rede social, para perfis pessoais e páginas de marcas.

“Negócios são humanos.”

O conselho mais importante de Cristiano Santos é que os profissionais estão produzindo e consumindo cada vez mais conteúdo no LinkedIn: “Pare de pensar que é só currículo”. Ele completa, dizendo que “currículo é o que você já foi, LinkedIn é o que você faz hoje” e, que, nesse sentido, vale ficar de olho no que as outras pessoas estão falando no momento. Além disso, ele sugere ainda mais algumas dicas para um profissional ter um bom perfil no LinkedIn, que você confere abaixo.

DICAS PARA O PERFIL PESSOAL*

  1. Siga as empresas onde gostaria de trabalhar, potenciais parceiras ou atéconcorrentes;
  2. Crie grupos na sua área de especialidade ou nas suas áreas de negócio.

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  1. Dê parabéns aos membros da sua rede quando iniciam novas funções profissionais, mas evite as mensagens automáticas, torne algo mais pessoal.
  2. Personalize as mensagens também na hora de convidar alguém para fazer parte de sua rede.
  3. Compartilheconteúdoeconhecimentocomsuarede.Mostresuasexpertises, marque presença e dialogue.
  4. Nunca coloque a palavra “desempregado” no seu perfil. Dificilmente alguém está buscando essa palavra-chave, então você não vai ser encontrado.
  5. Mude a foto do perfil periodicamente (em média, a cada dois ou três meses), e demonstre profissionalismo na escolha.
  1. Use a ferramenta Snappr para avaliar sua foto de perfil [Snappr.co / photo- analyzer].
  2. Use o recurso Social Selling Index (ou Índice de Vendas Sociais ) – SSI do LinkedIn para calcular a sua eficácia em estabelecer sua marca profissional, localizar as pessoas certas, interagir utilizando insights e cultivar relacionamentos de confiança [https://www.linkedin.com/sales/ssi].
  3. Você pode criar seu perfil em um idioma diferente do padrão, entre as opções de idiomas adicionais disponíveis no próprio LinkedIn. A dica de Cristiano Santos é ter perfil tanto em português quanto em inglês.

Adaptado de: Resultados Digitais

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DICAS PARA AS COMPANY PAGES

As empresas, por sua vez, oferecem produtos, serviços e, claro, conteúdos por meio de suas Company Pages. Além disso, elas servem também para que os funcionários com perfil no LinkedIn possam marcar que trabalham na empresa – Cristiano Santos afirma que, com mais de 33 milhões de usuários, o Brasil é o 4o país no ranking mundial, atrás apenas de Estados Unidos, Índia e China. Ele falou ainda das Showcase Pages, subpáginas ou “páginas filhas” que podem ser segmentadas.

CLIQUE AQUI PARA VER UM EXEMPLO DE COMPANY PAGE

E AQUI PARA VER UM EXEMPLO DE SHOWCASE PAGE

De acordo com Cristiano Santos, há uma evolução do processo natural de venda, que hoje ocorre porque alguém já comprou determinado produto e serviço e acabou recomendando. É justamente essa recomendação, juntamente com amigos e outras pessoas que torna sete o número médio de pessoas envolvidas num processo de compra B2B, sendo que, em 75% dos casos, elas buscam informações nas redes sociais antes de comprar. Veja a seguir algumas dicas rápidas* para vendas B2B:

  • Criar uma marca profissional;
  • Encontrar as pessoas certas;
  • Engajar usando insights;
  • Construir relações fortes;
  • Investir em anúncios.

*Adaptado de: Resultados Digitais


Gostou dessas dicas sobre LinkedIn? Quer compartilhar com a gente suas experiências nessa rede social? Fique à vontade para deixar seu comentário abaixo.

– Com informações do Blog de Marketing Digital da Resultados Digitais e do conteúdo elaborado pelo palestrante para o RD on the Road.

 

Sucesso! Hoje e sempre.

Postado por
Cláudio é responsável por Marketing de Conteúdo e Digital na Agência Madison