Artigos

Descubra como um site otimizado para celular pode impactar o seu negócio!

Descubra como um site otimizado para celular pode impactar o seu negócio!

Nós já falamos aqui no blog sobre a importância do site para as empresas de todos os tamanhos e setores. Mas, para potencializar os seus resultados, é importante contar com um site otimizado para celular, garantindo mais acessos e maior visibilidade da sua marca.

Você não sabe quais as vantagens que essa otimização pode trazer e nem se o site da sua empresa é otimizado? Então continue a leitura e entenda melhor o assunto!

POR QUE TER UM SITE OTIMIZADO PARA CELULAR?

Os smartphones definitivamente revolucionaram e democratizaram o uso da internet. De acordo com os dados do IBGE, em 2017, 69% dos brasileiros acessavam a rede via celular. E a previsão dos especialistas é que esse número só aumente, principalmente com as novas tecnologias que permitem conexões mais rápidas e com melhor qualidade.

Mas o que isso significa? Que uma boa parcela das pessoas que navegam pela rede e acessam o seu site podem fazê-lo via smartphones. E se o seu site não for pensado e preparado para esse tipo de acesso poderá acabar com alguns problemas como: layout que não “cabe” na tela do celular, lentidão no carregamento, falha em hiperlinks e imagens e dificuldade de navegação.

Tudo isso acaba resultando em uma experiência ruim do visitante, que pode sair rapidamente do seu site, aumentando a taxa de rejeição e impedindo que essas pessoas se relacionem com a sua marca. E, claro, ainda passar uma imagem de descuido com os clientes – algo nada agradável, não é?

Além de tudo isso, sites não otimizados para celulares podem ser penalizados pelo Google. A empresa já sinalizou que tem dado preferência nos resultados das pesquisas aos sites que oferecem uma boa experiência ao usuário, independentemente do tipo de conexão ou fonte de acesso.

Ou seja, além de dificultar a vida do seu possível cliente e passar uma imagem ruim do seu negócio, não ter um site otimizado pode fazer com que o seu domínio seja penalizado e não apareça bem classificado nas pesquisas para palavras-chaves do seu setor.

COMO OTIMIZAR O SITE DA MINHA EMPRESA?

Se você não tem certeza se o site da sua empresa é otimizado para celular, a forma muito fácil de descobrir é acessando o endereço pelo seu smartphone, de preferência via 3g ou 4g.

Se o site demorar para carregar, ficar com problemas de dimensionamento ou deixar de carregar informações importantes, é sinal que está na hora de investir em um site responsivo, ou seja, otimizado.

Algumas dicas nesse sentido são importantes. Confira.

DESIGN RESPONSIVO

Esse tipo de design busca adaptar automaticamente o layout do seu site para o tamanho da tela do usuário. Assim, se o seu cliente acessar o site da sua empresa do computador de mesa, notebook, tablet ou smartphone, ele terá sempre uma boa experiência.

Para que isso ocorra, o responsável pelo design deverá redimensionar as imagens, simplificar os elementos da tela, adaptar os botões, ocultar itens desnecessários, entre outras ações, deixando o site mais simples.

CONTEÚDO

As publicações em texto, vídeo e imagens também precisam ser adequadas para “caberem” nas telas dos smartphones e tablets. Lembre-se que o espaço é limitado nesses dispositivos móveis, por isso identifique o que é mais interessante para o seu usuários e quais são as informações mais buscadas.

Você pode definir esses conteúdos por meio do Google Adwords, analisando as principais palavras-chaves para o seu setor e assim desenvolver conteúdos curtos, otimizados e focados nessas questões.

CARREGAMENTO

Sites muito lentos dificultam o acesso por quem está usando uma internet 3g ou 4g (e também são penalizados pelo Google). Para avaliar o tempo médio de carregamento do seu site, você pode usar o PageSpeed Insights. Se for o caso, faça alterações no tamanho das imagens e até no layout para favorecer o carregamento.

Como você viu, ter um site otimizado para celular é muito importante, já que grande parte dos usuários acessam a rede por esse dispositivo. Se você quer modificar o site da sua empresa e torná-lo ainda mais eficiente e responsivo, fale conosco e saiba como podemos ajudar!

Postado por
Sócio Diretor na Agência Madison