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Criação de sites: 6 itens que você precisa considerar!

Criação de sites: 6 itens que você precisa considerar!

A criação de sites é um serviço muito procurado. Afinal, manter um site corporativo atualmente não é mais um diferencial, e sim uma obrigação das empresas que desejam se destacar e se comunicarem adequadamente com seus vários públicos.

Contudo, para garantir que esse meio de comunicação trará os resultados esperados, é indispensável levar em consideração alguns pontos durante a criação do site e das estratégias digitais.

Não sabe o que é preciso considerar para desenvolver o site da sua empresa? Veja as dicas e orientações importantes que separamos!

1-    Considere os objetivos do seu site

Para que a sua empresa está investindo na criação de sites? Se você não sabe essa resposta, dificilmente conseguirá ter bons resultados nas suas estratégias digitais.

Um site pode servir para diversas finalidades – e cada uma delas exige um cuidado próprio com o layout, as informações e a navegabilidade.

Algumas possibilidades são:

  • site corporativo;
  • e-commerce;
  • portfólio de produtos e serviços;
  • armazenamento de informações;
  • distribuição de notícias;
  • cadastro de clientes;
  • entre outros.

Então, antes mesmo de começar a procurar as agências parceiras para tirar a sua ideia do papel, pense no que deseja alcançar com esse site, assim será mais fácil para os profissionais trabalharem na concepção dele.

2-    Invista no layout

Ao acessar o site do seu negócio, seus clientes, fornecedores e outros públicos de interesse terão uma amostra de como é a sua empresa.  Assim, considere qual primeira impressão você deseja causar.

Um site com um layout desatualizado, bagunçado ou feio pode transmitir diversos sentimentos negativos como desconfiança, falta de profissionalismo, desatualização, entre outros.

Para que o seu layout consiga ajudar a impactar positivamente essas pessoas, você deve considerar questões como:

  • personalidade da sua marca;
  • objetivos do site (que explicamos no tópico anterior);
  • características do público que irá utilizá-lo;
  • facilidade de navegação;
  • fotos de qualidade;
  • facilidade de leitura dos textos (com fontes de tamanhos e cores agradáveis aos olhos);
  • interface intuitiva.

3-    Prefira a criação de sites responsivos

Os sites responsivos são aqueles que conseguem se adaptar a qualquer tamanho de tela, funcionando corretamente tanto em um computador desktop, como em um notebook, tablet ou smartphone.

Lembre-se que hoje a maioria das pessoas utiliza o celular para pesquisar e navegar na internet – e desconsiderar esse público pode trazer sérios problemas às suas estratégias digitais.

Primeiro porque o Google não ranqueia muito bem sites que não são responsivos (o que torna mais difícil para os usuários encontrarem a sua empresa) e segundo porque uma experiência ruim com o seu site pode causar rejeição à sua marca, impactando as suas vendas.

Além de um site responsivo, busque também uma opção que seja leve e fácil de carregar, funcionando bem com os usuários que estão navegando via 3g ou 4g.

4-    Lembre-se do conteúdo

Boas imagens são excelentes na criação de sites, mas não devem ser os únicos atrativos do seu domínio. Os conteúdos são extremamente importantes para se comunicar corretamente com seu público e para conseguir ranquear bem nos mecanismos de busca.

Mas isso não quer dizer colocar qualquer texto nas suas páginas. É preciso que eles sejam orientados para a personalidade da sua marca e as características do público que deseja atingir, além de serem otimizados para as principais palavras-chaves do seu ramo de atuação e criarem conexão com os usuários.

Além dos conteúdos nas páginas do seu site (quem somos, páginas de produtos ou serviços, história etc.), outra boa ideia é aliar um blog ao seu domínio. Isso ajudará muito as suas estratégias digitais, por exemplo:

  • ajudando a ranquear melhor para as principais palavras-chaves do seu setor;
  • melhorando a autoridade da sua marca;
  • criando um relacionamento mais próximo com seu público;
  • aumentando a visibilidade da sua empresa;
  • fornecendo um canal próprio para divulgar assuntos de interesse da sua marca.

5-    Considere uma estratégia de SEO

SEO é a sigla em inglês para otimização de sites. A ideia é deixar os domínios mais bem otimizados para ranquearem melhor nos mecanismos de busca, como o Google.

Pense que o Google funciona hoje como uma enorme vitrine. Quanto melhor o seu site estiver posicionado, mais destaque ele terá nesta vitrine, aumentando as chances de conquistar novos clientes e fechar mais negócios.

Porém, a vitrine do Google é extremamente concorrida. Existem algumas palavras-chaves que são difíceis de ranquear, por isso quanto mais você investir nessas otimizações, melhores serão os resultados das suas estratégias.

Além de um site responsivo, o profissional especialista poderá avaliar outros quesitos, como qualidade dos conteúdos e otimização das palavras-chaves, velocidade de carregamento, presença de links quebrados, indexação correta do domínio, estratégias de link building, entre outros.

6-    Desenvolva uma estratégia completa de marketing digital

Como dissemos na introdução, apenas ter um site corporativo não ajudará a sua empresa a se destacar no universo digital. Hoje, esse é um meio extremamente concorrido e para conquistar sua audiência e transformar acessos em vendas, é preciso de uma estratégia sólida e adequada.

Além da criação de sites, você poderá investir em outras estratégias complementares, que ajudem a atingir os resultados esperados, como:

  • Inbound Marketing;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Estratégia de E-mail Marketing;
  • Landing Pages;
  • Social Media;
  • Adwords;
  • entre outros.

São várias as estratégias que podem ser usadas, dependendo do objetivo da sua empresa que pode ser atrair novos visitantes, vender mais pelo seu site, criar uma lista de contatos, melhorar o branding da sua marca etc.

Por isso, o recomendado é contar com uma equipe de profissionais capacitados e que consiga lhe orientar de uma maneira mais ampla, indo além da simples criação de sites e garantindo que a sua empresa conseguirá se destacar no universo digital.

Como você viu, a criação de sites é um assunto que precisa de muito cuidado e conhecimento. Afinal, essa é uma das vitrines do seu negócio – e a maneira como a sua empresa se mostra para os seus públicos poderá ser decisiva na hora de conquistar mais clientes e de se diferenciar dentro do mercado.

Você gostou deste conteúdo? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar o seu negócio a conquistar mais clientes, vender mais e se diferenciar da concorrência!

 

Postado por
Sócio Diretor na Agência Madison