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Abandono de Carrinho - Agência Madison

Como o Marketing Digital pode reduzir o abandono de carrinho na sua loja virtual

Não há dúvida de que um dos maiores desafios para as lojas virtuais é o abandono de carrinho. Não é para menos, já que isso significa que, nesses casos, não está sendo executada a atividade mais importante para o seu e-commerce: a venda. O processo que caracteriza o abandono de carrinho é o seguinte:

  1. A pessoa chega até o seu site.
  2. Ela pesquisa por produtos.
  3. Inicia a compra.
  4. Seleciona quantidade, modelo etc.
  5. O pagamento não chega a ser concluído.

Isso significa que o tráfego pode até estar bom, mas a conversão é baixa. Esse é um sinal de alerta, pois quando o número de abandono está alto demais, ele indica que existe pelo menos um impeditivo fazendo com que os usuários não finalizem o processo de compra. Sendo assim, é imprescindível sempre observar os dados referentes a esse índice. Mas como chegar a esses números?

Abandono = (Usuários que Adicionaram Itens ao Carrinho – Clientes que Finalizaram a Compra) ÷ Usuários que Adicionaram Itens ao Carrinho

Exemplo:

  • 40 usuários acessaram seu site e adicionaram itens ao carrinho.
  • Desses, somente 10 clientes concluíram a compra.

Abandono = (40-10) ÷ 40 Abandono = (30) ÷ 40 Abandono = 0,75

Quando convertermos em porcentagem, descobrimos que 25% dos potenciais compradores realmente finalizaram o processo. A partir desse momento, você deve avaliar os números e identificar quais as causas que levaram os usuários a não concluírem a compra e, então, tomar ações corretivas. Conseguindo diminuir essa taxa, você tende a aumentar o lucro do negócio. Por outro lado, caso isso não seja feito, as vendas ficam comprometidas e a experiência do visitante do seu site pode continuar sendo afetada.

Para lhe auxiliar nesse trabalho, confira abaixo os principais motivos para abandono de carrinho e sugestões para usar o marketing a fim de resolver esse problema:

Fonte: Rock Content

Considerações Finais

A ideia aqui, como disse, foi ajudar o seu negócio a detectar e combater as razões para o abandono de carrinho, aumentando os seus resultados e reduzindo a taxa de rejeição do seu site.

Nós somos uma agência de marketing e publicidade full service, mas acreditamos que o Marketing Digital está mudando o mundo, todos os dias. Então, se precisar de mais ajuda para resolver problemas e alavancar seu e-commerce, continue contando conosco.

Sucesso! Hoje e sempre.

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Cláudio é responsável por Marketing de Conteúdo e Digital na Agência Madison