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Plano de Marketing

Como Iniciar um Plano de Marketing Eficiente

O plano de negócios de uma empresa é um de seus mais importantes documentos, pois contém todos os objetivos da organização, direcionamentos de objetivos e quanto a empresa espera ganhar durante um período específico.

O plano geral de negócios inclui uma série de planos componentes, e um dos principais que iremos citar neste artigo é o Plano de Marketing.

Primeiramente entenda que no Plano de Marketing é preciso levar em consideração os outros elementos do plano de negócio, pois o Marketing é uma área que tem como base todas as outras áreas da empresa.

5 Motivos que um Plano de Marketing é essencial.

  1. Para se obter financiamento e/ou investimentos, A maioria dos investidores requerem um plano de marketing antes de considerar uma aplicação de empréstimo ou aporte;
  2. Orientação sobre os negócios da empresa e suas estratégias de Marketing;
  3. Desenvolvimento de objetivos organizacionais de curto e longo prazo;
  4. Orientação de funcionários no alcance de seus objetivos;
  5. Padronização base no qual o progresso da empresa pode ser medido e avaliado.

Além disso, o Plano de Marketing da empresa é um registro do seu compromisso com os clientes e com a contrução dos relacionamentos.

Como iniciar um Plano de Marketing?

Antes de começar seu Plano de Marketing é necessário formular uma estratégia geral de marketing, utilizando ferramentas no planejamento que incluem: análise de portifolio de negócios; matriz BCG; análise SWOT; Forças de Porter; entre outras.

Assim que as estratégias de planejamento são definidas, iniciamos a praticar os detalhes de cada estratégia, como identificar o mercado-alvo, estudar o ambiente de marketing e criar um mix de marketing.

Após identificar o mercado-alvo, chegou a hora de desenvolver o mix de marketing ideal para a empresa:

  • Estratégia de Produtos: Que mercadorias ou serviços a empresa oferece;
  • Estratégia de Distribuição: Em qual canais e instalações o produto ou serviço será fornecido;
  • Estratégia de Promoção: Que estratégia de Comunicação a empresa utilizará para alcançar seus clientes;
  • Estratégia de Preço: Qual será o valor a ser cobrado pelo seu produto ou serviço.

Se você está interessado em desenvolver um plano de Marketing para sua empresa, inicie com o CHECKLIST: PLANO DE MARKETING que disponibilizamos pra você gratuitamente.

Postado por
Sócio Diretor na Agência Madison