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O que é Branding

Afinal, o que é branding?

O branding nada mais é do que o trabalho feito através de campanhas publicitárias para aumentar a imagem de marcas, seu intuito é gerar o chamado Brand Equity, ou seja, o ato de agregar valor à marca, gerando aproximação com seu Target.

Há muito tempo, as marcas foram criadas para diferenciar os fabricantes, um jeito fácil para que os consumidores consigam identificar que um determinado produto foi desenvolvido por uma determinada empresa. Sendo assim, o consumidor consegue saber facilmente a procedência e qualidade de um produto ou marca específica.

O branding por sua vez, gera valor a uma marca, consolida-a no mercado e a diferencia das concorrentes. Uma marca consolidada, que possui uma imagem forte no mercado, já investiu e/ou investe frequentemente em publicidade. É algo que está muito associado ao status que uma marca pode lhe trazer.

COMPREENDENDO O BRANDING NA PRÁTICA

Para entender mais a fundo, nada melhor do que usar alguns exemplos atuais. Se fizermos uma comparação rápida no segmento de bolsas por exemplo, podemos encontrá-las com os mais variados preços. Podemos encontrar facilmente uma bolsa por R$50,00, que provavelmente custou cerca de R$30,00 para ser produzida.

Mas e se esta mesma bolsa fosse produzida e tivesse o logo da Capodarte ou da Santa Lolla? A mesma bolsa poderia ser vendida por R$300,00 mantendo o mesmo custo de produção. Se pararmos para pesquisar mais a fundo, podemos encontrar grandes marcas como CHANEL e LOUIS VUITTON vendendo bolsas na faixa de R$40.000. Em alguns casos o custo que essas grandes marcas tiveram para produzir suas bolsas são equivalentes às marcas citadas anteriormente.

O status que uma marca pode trazer junto ao seu público alvo é algo que pode ir além. Quando pegamos de referência marcas como a CHANEL citada anteriormente, vimos que os produtos vendidos podem custar uma verdadeira fortuna. Mas o que aconteceria se marcas desse tipo abaixassem o preço? Elas simplesmente perderiam toda sua credibilidade, por isso os preços sofrem um reajuste crescente anualmente para que apenas algumas pessoas possam comprar.

QUAL O MOMENTO CERTO PARA CORTAR OS INVESTIMENTOS EM PUBLICIDADE?

Uma marca deve sempre estar na lembrança do seu público-alvo, por meio de campanhas publicitárias. Quando analisamos as grandes marcas podemos ver que elas investem pesado em anúncios impressos, comerciais de televisão e estão muito presentes nas redes sociais, por isso são consideradas marcas ˜Top Of Mind˜, ou seja, as marcas que estão na nossa mente quando falamos de determinado segmento.

Por exemplo, se eu pedir para você citar marcas de FastFood, você provavelmente pensará em McDonald’s, Burguer King, Subway entre outras. Se eu te perguntar quando foi a última vez que você viu algum comercial ou anúncio dessas marcas? Provavelmente você vai dizer que recentemente, pois eles investem massivamente em publicidade para que continuem sendo lembrados e continuem marcas Top Of Mind. 

Este é o grande segredo do Branding, nunca parar de anunciar, não importa o tamanho que sua empresa tem ou quão consolidada ela é. Se a propaganda parar, sua marca será esquecida e perderá espaço no mercado para seus concorrentes.

Ou seja, a resposta pra essa pergunta é: Nunca.

CONCLUSÃO

O branding é algo demorado, que depois de muito tempo, investimento e trabalho, começará trazer resultados, sua marca começará ter uma imagem cada vez mais consolidada no mercado e quem sabe se tornar uma Top Of Mind no segmento em que atua.

Postado por
Guilherme fez parte do time de criação da Agência Madison.