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Blog para empresa

Qual a importância do blog para sua empresa?

Quando uma empresa está iniciando ou revendo suas ações no ambiente online, um dos questionamentos mais comuns é “Por que criar um blog? E como ele pode contribuir para o meu negócio?”.

As razões podem variar de acordo com a empresa e seu segmento, mas vamos abordar alguns pontos para que você entenda melhor do por quê você deve criar um blog e atualizá-lo com frequência:

Relacionamento

Os blogs costumam ter um canal aberto de comunicação com seus leitores através de seus comentários e esse tipo de conversa é uma maneira de criar relacionamento com seus clientes. Através dessas interações você pode entender melhor as necessidades dos seus clientes, o que pode melhorar nos seus produtos e serviços e ter ideias para mais conteúdos.

Facilita o processo de venda

Um cliente que chegou até você ou foi impactado por alguma mídia da sua empresa pode não estar no momento ideal de compra do seu produto ou serviço. Ao atraí-lo para o seu site, você pode iniciar um relacionamento contínuo e ir “ganhando” a confiança dele aos poucos, para quando ele estiver no momento de “decisão de compra” já ter sua marca em mente.

Ajuda no seu desenvolvimento

Estar antenado e sempre se atualizando é algo muito importante para que você esteja em constante desenvolvimento. Ter um blog do qual você tem que escrever sempre, traz uma responsabilidade que “força” a manter essa prática extremamente importante.

Escrever sobre pontos que você entende e estudou te ajuda também a organizar melhor o conhecimento que adquiriu e absorver os pontos mais importantes.

Publicidade permanente

A publicidade tradicional ou campanhas de mídia paga na internet, como banners, links patrocinados e etc, ficam disponíveis apenas pelo tempo que você estiver “alugando” esse espaço para divulgar sua empresa. Já os conteúdos do seu blog ficam disponíveis sempre.

Resumindo, se você deixar de investir nessas mídias, deixará de atrair clientes por esses canais, porém, se deixar de escrever no blog, os links de indicação e a autoridade das páginas do seu blog com o Google continuam. Então sua empresa continua recebendo visitas no site de forma gratuita.

Aumenta as chances de sua empresa ser encontrada gratuitamente no Google

Quando sua empresa tem um blog atualizado com frequência e leva conteúdo relevante para seu público, faz com que o Google “indexe” cada vez mais páginas do seu site do que se ele fosse apenas um site institucional.

Outro ponto importante é que com conteúdos frequentes as chances de utilizarem links referenciando seu site são bem maiores, ajudando a aumentar a autoridade do seu domínio e te posicionando melhor no Google.

Faz sua empresa ser falada/compartilhada nas mídias sociais

Atualmente as mídias sociais são uma ferramenta muito importante para o relacionamento de empresas com seus clientes, mas nem todas estão utilizando da melhor forma essas mídias com conteúdos que são realmente relevantes para seu público. Uma das coisas que os usuários das redes sociais mais fazem é compartilhar conteúdos de qualidade que encontram em seu dia a dia. Então, produzir bons conteúdos no seu blog é uma forma muito efetiva de fazer marketing da sua empresa nas mídias sociais.

Você se torna referência

Se o seu blog tem qualidade e leva conteúdos realmente relevantes para o seu público, sua empresa passa a ser autoridade nesse mercado e os clientes potenciais passam a ver sua empresa como quem entende do negócio. Isso aumenta a confiança na marca.

Por isso, é muito importante escrever conteúdos focados nos seus potenciais clientes, pois se os conteúdos forem ruins e não ajudarem suas “personas”, sua empresa pode também ser criticada, fazendo com que um ponto que seria a favor, jogue contra você.

Conclusão

Estamos em uma era da qual as pessoas pesquisam muito sobre produtos e serviços e dão mais atenção para empresas que estão preocupadas em ajudá-las e fazerem a diferença.

Por isso, ter um blog é parte essencial para estratégia de marketing digital da sua empresa. Publicar conteúdos ricos para seus potenciais clientes faz com que sua empresa cresça cada vez mais.

Postado por
Sócio Diretor na Agência Madison