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9 tendências do marketing digital para 2019 que você precisa conhecer!

9 tendências do marketing digital para 2019 que você precisa conhecer!

O marketing digital veio para ficar e a cada ano mostra ainda mais a sua importância, principalmente graças ao uso expressivo da internet permitido pela evolução da tecnologia, como os smartphones e as conexões 3g e 4g.

Diante de mudanças tão rápidas e profundas na forma como nos relacionamos e também interagimos com as marcas, muitas empresas acabam se sentindo “perdidas” e sem saber exatamente onde e nem como investir seus esforços digitais.

Esse é o seu caso? Então continue a leitura e descubra quais são as principais tendências do marketing digital que você precisa ficar de olho para os próximos meses!

1) Chatbots

Os chatbots são aqueles “robozinhos” produzidos com inteligência artificial e que são capazes de interagirem com as pessoas via redes sociais ou outras plataformas.

Embora eles não sejam recentes, e muitas empresas já usem essa solução via Facebook Messenger, por exemplo, a tendência para 2019 é que os chatbots se tornem ainda mais importantes e inteligentes.

De acordo com um levantamento da Grand View Research, a expectativa do setor é que até 2025, o mercado global de chatbots chegue a casa dos US$1,23 bi.

Hoje, é possível que os clientes tirem algumas dúvidas diretamente com os robôs, resolvam pequenos problemas e até façam compras simples de produtos e serviços.

Mas, a expectativa é que essa ferramenta seja ainda mais aprimorada para aprender de forma mais rápida e com isso passe a ser usada de maneira mais complexa, inclusive de forma ativa no marketing, interagindo com potenciais clientes diagnosticados por uma rede complexa de dados e sendo o porta-voz das marcas.

2) Marketing de influência

Outra tendência que também não é totalmente nova é o marketing de influência, ou seja, o uso de influenciadores digitais para disseminar a marca. A expectativa, contudo, é que esse tipo de ação se torne ainda mais forte nos próximos meses.

A estratégia se baseia em encontrar influenciadores digitais importantes para o nicho da empresa e, essas pessoas, por sua vez, recomendam os produtos e serviços em suas redes sociais.

Lembrando que o marketing de influência não usa apenas pessoas famosas ou celebridades, mas, principalmente, micro influenciadores, ou seja, aqueles que possuem uma quantidade menor de seguidores, mas maior relevância dentro de um mercado específico.

Porém, continua sendo extremamente importante que as empresas tenham cuidado ao selecionar esses influenciadores, garantindo que a marca terá uma associação positiva.

3) Pesquisa por voz

Uma das principais tendências do marketing digital para 2019 é o aumento das pesquisas por voz nos mecanismos de busca, em especial o Google, principalmente graças ao surgimento de novos aplicativos como o Alexa, Siri, Google Assistent e Google Home.

Hoje quase um terço de todas as pesquisas feitas no Google já são realizadas por voz – e a expectativa é que essa se torne uma tendência ainda maior.

Para quem trabalha com SEO é preciso atenção, já que as pesquisas por voz usam uma estrutura semântica diferente das buscas digitadas, o que, por sua vez, pode alterar o uso das palavras-chaves no ranqueamento das páginas.

Uma dica é tentar deixar as expressões de pesquisa mais conversacionais e menos rígidas como as pesquisas digitadas, inserindo palavras-chaves faladas.

4) Mudanças nos links patrocinados

O uso da inteligência artificial no universo do marketing não está restrito apenas aos chatbots. Na verdade, muitas ferramentas estão sendo reformuladas para usarem essa tecnologia e trazerem mais facilidades.

Um bom exemplo são os links patrocinados, em especial o Google Ads, que agora conta com campanhas inteligentes que prometem ajudar principalmente o pequeno e médio empresário que não tem muita familiaridade com o ambiente digital.

A ideia é que a própria plataforma consiga compreender o padrão dos consumidores e dos anunciantes, otimizando os anúncios, escolhendo os melhores termos de busca e executando as estratégias de lances mais interessantes para melhorar o retorno sobre o investimento.

5) Mais força ao Instagram

Por muitos anos, o Facebook reinou soberano como a principal rede social para as empresas anunciarem, E, embora ele continue forte em 2019, um destaque é o crescimento acelerado do Instagram.

Isso se deve, principalmente, as alterações realizadas na plataforma, com o lançamento dos Stories e da IGTV e também as novas possibilidades de anúncio – tudo isso trazendo mais interatividade para as empresas e conectividade com os públicos de interesse.

É claro que os usuários também sentiram e aprovaram essas modificações, tanto que o público mais jovem já tem migrado em peso para o Instagram e transformado a rede social em sua preferida (ultrapassando os números do Facebook em determinadas faixas etárias).

6) Realidade virtual e aumentada

Há alguns anos, o Pokémon Go surgiu para revolucionar o mercado de games, virando uma febre entre adultos, adolescentes e crianças. Aproveitando essa tendência, algumas empresas entenderam as possibilidades de uso da realidade virtual e aumentada para modificarem o relacionamento com seus clientes.

Um exemplo foi a IKEA que desenvolveu um aplicativo de compras que permite os clientes experimentarem as diferentes soluções da marca antes de comprá-las.

Para 2019, a tendência é que o uso da realidade virtual e aumentada se torne ainda mais forte e personalizada, de modo a favorecer a interatividade dos consumidores com os produtos das marcas, oferecendo ainda mais valor às experiências dos clientes.

7) Inteligência artificial por toda parte

Você já pode perceber que 2019 é o ano da inteligência artificial, não é mesmo? Afinal ela estará presente em várias soluções que listamos neste conteúdo.

Mas, além dos chatbots e dos anúncios, a tendência é que essa tecnologia seja usada na inteligência de marketing de modo que os profissionais consigam analisar quais conteúdos um potencial cliente está consumindo, gerando ações de marketing mais precisas e, claro, melhorando a experiência do cliente.

Assim, a ideia é usar a inteligência artificial para a análise da enorme quantidade de dados que são gerados e capturados diariamente, permitindo alcançar públicos-alvos mais específicos, aumentando a eficiência das ações e melhorando a experiência e o relacionamento dos clientes com as marcas.

São muitos os exemplos que podem ser usados pelas agências, como: algoritmos inteligentes que permitem otimizar as campanhas de anúncios analisando o desempenho das ações em movimento, testes A/B automatizados em que a tecnologia sugere melhorias dinâmicas para aumentar o ROI e muitas outras.

8) Aumento dos conteúdos em vídeo

O uso do vídeo é uma tendência que promete se manter forte e crescer ainda mais em 2019. Isso faz todo sentido porque a maioria das pessoas que navega na rede prefere assistir um vídeo a ler um blogpost, já que o vídeo demanda menos atenção.

Por isso, a dica é que as marcas busquem explorar cada vez mais a conectividade com os seus seguidores, transmitindo eventos ao vivo, momentos de bastidores e usando as lives para promover mais interação.

Mas, é importante destacar que não é qualquer vídeo que fará sucesso, afinal é preciso oferecer o que os consumidores querem, quando e como desejam.

Além dos feeds ao vivo, para 2019 a expectativa é de crescimento para o vídeo interativo e o marketing de vídeo imaginativo que estimulam o engajamento e evitam que os consumidores fiquem entediados.

9) Anúncios nativos

Os consumidores estão cada vez mais “intolerantes” com o excesso de anúncios e os bloqueadores desses itens nos navegadores acabam impedindo que as empresas consigam atingir mais usuários.

Por isso, para 2019, a expectativa é que haja um crescimento dos anúncios nativos – ou seja, aqueles que fazem parte do conteúdo. A ideia é que a publicidade se torne menos “irritante” e consiga agregar valor à experiência do usuário.

Assim, o uso de branded content e marketing de conteúdo devem seguir em alta, fazendo com que as marcas consigam se tornar mais autênticas e criar canais de diálogo adequados com os seus públicos.

Como você viu, existem muitas tendências do marketing digital para 2019. O importante é tentar entender quais delas são significativas para o seu público e o seu nicho e adaptá-las à realidade da sua empresa, sempre buscando colocar o consumidor no centro de todas as estratégias e criar experiências positivas para essas pessoas.

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Postado por
Sócio Diretor na Agência Madison