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Empresa no Facebook

7 Dicas Essenciais para os posts da sua empresa no Facebook

Hoje com o marketing digital em evidência temos uma série de redes sociais disponíveis e de acordo com o segmento da sua empresa algumas podem não ser necessariamente a melhor escolha, porém estar presente no Facebook tem se tornado um dos pontos básicos de uma estratégia online.

O Facebook tem um alcance muito grande no Brasil com 90% dos usuários de internet presentes na plataforma (mais de 90 milhões de pessoas). Com certeza um grande nicho para explorar e colher bons frutos.

A rede social tem muitos usuários e também muitas empresas, fazendo com que a disputa fique mais “acirrada” e conseguir atenção dessas pessoas não seja mais tão simples.

Ainda assim existem pequenas coisas que sua empresa pode fazer e pontos para se atentar que trazem resultados mais positivos.

1 – CONTEÚDOS VOLTADOS PARA PERSONA

Esse ponto é básico para quem já se aprofundou no assunto, porém por incrível que pareça, para algumas pessoas e empresas isso ainda é novidade.
Como a disputa por atenção de seus consumidores é “acirrada” o seu conteúdo tem que ser muito bom e para que você consiga desenvolver esse tipo de conteúdo relevante você tem que ter uma persona bem definida. É o conteúdo certo para pessoa certa.
Basicamente a persona é um personagem que você cria de acordo com seu cliente típico. Se tiver um histórico dos seus clientes e pesquisas realizadas para se aprofundar nesses dados e criar esse personagem, melhor ainda.

Você deve pensar no comprador, no público alvo e não no que você acha que é melhor para seu consumidor, por isso a importância dessa definição.

Coloque no papel respostas para perguntas como:

  • Quem é meu cliente?;
  • O que ele faz?;
  • Qual o cargo que ele ocupa?;
  • Qual o nível de escolaridade?;
  • Quais são seus desafios e obstáculos?;
  • O que ele se interessaria em aprender sobre meu segmento?;
  • Que tipo de informações ele consome e em quais mídias?;
  • Quem influência suas decisões?.

2 – UTILIZE RECURSOS QUE AUMENTAM O ENGAJAMENTO

Trabalhando bons conteúdos, fatalmente o engajamento das pessoas com sua página/empresa no Facebook irá aumentar, mas existem algumas dicas que podem auxiliar nesse processo:

  • Faça perguntas Postagens com perguntas dentro de um tema relevante para seus usuários tendem a ter um maior engajamento;
  • Use questionários – Os usuários gostam de engajar com questionários que testam seu conhecimento sobre um determinado assunto ou trazem fatos divertidos sobre seus gostos pessoais. Existem sites como o QuizWorks e o TypeForm que permitem criar esse tipo de conteúdo de forma rápida e fácil;
  • Crie enquetes Crie enquetes sobre seus produtos ou temas de interesse do seu público e depois exiba os resultados em um formato de fácil visualização;
  • Peça fotos com seus produtos – Faça algum tipo de gincana ou considere uma premiação bacana para quem fizer a foto mais criativa utilizando seu produto. Esse tipo de ação costuma resultar em um bom engajamento;
  • Descontos especiais para fãs – Ofereça descontos e condições diferenciadas para as pessoas que curtem a página da sua empresa. Com bons conteúdos e promoções exclusivas dificilmente as pessoas irão parar de acompanhar sua página, e sim, vão divulgar para amigos e familiares;
  • Lance concursos – Os internautas gostam de engajar com concursos, especialmente se ele tiver alguma premiação legal. Sites como o Shortstack, Rafflecopter e Agorapulse podem auxiliar na criação desses concursos.

3 – CRIE UM CHECKLIST

Ter um checklist de atividades diárias pode ajudar muito a manter o foco em pontos importantes para o sucesso da sua página no Facebook. Seguem alguns pontos básicos para se atentar:

  1. Veja as últimas estatísticas – Quais foram os resultados das atividades de ontem?;
  2. Confira respostas e menções da sua marca – Ouça e interaja com pessoas que estão falando com você;
  3. Monitore menções da marca – Quem está falando da sua empresa sem necessariamente marcá-la?;
  4. Defina metas diárias – O que você quer fazer hoje?;
  5. Confira a programação de conteúdo – Todos os conteúdos estão prontos para serem publicados?;
  6. Plano de Marketing – Como seu conteúdo chegará para mais pessoas?;
  7. Analise seus concorrentes – O que eles estão fazendo no Facebook?;
  8. Siga as últimas tendências do seu segmento – Há algum acontecimento especial no Facebook relacionado ao seu segmento?;
  9. Crie um relatório – Organize para exibir seus avanços para os executivos da empresa ou para compartilhar com o time da sua empresa.

4 – INTEGRE SUA PÁGINA DO FACEBOOK AO SEU SITE

Ter integração entre o site da sua empresa e as redes sociais é essencial e com sites desenvolvidos em plataformas como o WordPress isso está cada vez mais fácil, sendo possível ser feito através de plugins que facilitam o processo.
Dessa forma pessoas que estão acessando seu website podem curtir sua página no Facebook e começar um relacionamento com sua marca sem sair da página e compartilhando postagens do seu blog na sua rede social você fará também o caminho inverso, trazendo pessoas que acompanham sua marca no Facebook para o seu site.

5 – BUSQUE POR INFLUENCIADORES

Atualmente temos muitos influenciadores no ambiente online que podem auxiliar a alavancar seu negócio nas mídias sociais.
Invista tempo para encontrar influenciadores que tem relevância para o seu negócio e um público de qualidade que teria interesse nos seus produtos e serviços.

6 – REGRA DO 80/20

Se você apenas promove seus produtos e serviços, as pessoas vão parar de ouvir.
Os internautas estão saturados de terem produtos sendo oferecidos o tempo todo através de publicidade “invasiva”. Você deve adicionar valor a conversa. Concentre-se menos em números e mais na criação de conteúdo que auxilie nas dores que seu consumir tem, em suas necessidades. Ainda assim é importante oferecer os produtos e serviços que sua empresa tem que podem ajudar seus consumidores.

7 – TESTE E AJUSTE CONSTANTEMENTE

Talvez você já tenha lido isso antes, mas é impressionante como poucas empresas dão atenção nesse ponto. O grande barato das mídias online é justamente poder alterar e ajustar constantemente de acordo com os dados que você recebe diariamente. Então teste imagens, vídeos, chamadas, botões e cores diferentes. Vá lapidando a forma como sua empresa se comunica no Facebook para melhorar seus resultados diariamente.

CONCLUSÃO

O Facebook é uma plataforma essencial para todas as empresas já que 90% dos usuários de internet estão nela. Mesmo se sua empresa tiver poucos recursos, é possível trabalhando os pontos que citamos, ter resultados muito positivos. Ouça o que seu consumidor está dizendo, foque em conteúdos realmente relevantes e tenha paciência que os resultados não tendem a aparecer da noite para o dia, mas com comprometimento sua empresa colherá muitos frutos.

Dedique-se em criar relacionamentos com seus seguidores e dessa forma o sucesso da sua empresa na plataforma será inevitável.


Gostou desse conteúdo?

Esperamos que ele tenha ajudado você e sua empresa em pontos dos quais é possível explorar para ter maiores resultados.

Sugerimos também a leitura do nosso artigo “Tendências de 2017 para o Marketing Digital no Interior” do qual aborda um pouco mais pontos importantes do marketing digital para que você aplique no seu negócio regionalmente.

Postado por
Sócio Diretor na Agência Madison