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Marketing da sua empresa

5 erros que o seu marketing pode estar cometendo

Com tantas metodologias e ferramentas, os profissionais de Marketing de hoje em dia, muitas vezes, perdem seu foco e seu caminho na busca por conquistar resultados para sua empresa e construir uma marca sólida no mercado.

Por isso, listamos aqui 5 erros que o Marketing da sua empresa pode estar cometendo, simplesmente por estar tão saturado que nem percebeu alguns detalhes essenciais.

1) FIDELIDADE DO CONSUMIDOR

A fidelidade do consumidor é o lema do marketing do século XXI. Porém, muitos profissionais de marketing estão tão desesperados em conquistar novos clientes, que acabam esquecendo que sua mina de ouro está nos seus clientes atuais.

Em algumas empresas, os clientes recorrentes podem chegar a 80% do faturamento de uma empresa. Se a sua empresa está longe deste número, uma das estratégias que se deve tomar imediatamente é olhar melhor para essa clientela. Afinal, clientes que já compram de você estão muito mais propícios a comprar de novo e em maior quantidade do que um consumidor que nunca comprou.

O valor gasto em propaganda para conquistar novos clientes, pode ser otimizada para aumentar seus ganhos com os clientes que já conhecem sua empresa.

2) VALOR SOCIAL

Muitas empresas gastam uma grande quantidade de dinheiro em ações que visam apenas o benefício próprio, no entanto, uma prática cada vez mais comum é as empresas que visam ao lucro, vincularem seus produtos a causas sociais.

Investir apenas em ações promocionais pode acabar se tornando um desperdício de oportunidade, uma vez que 92% dos consumidores tem uma imagem mais positiva das empresas que apóiam importantes causas sociais, e quatro de cada cinco pessoas entrevistadas em um pesquisa, disseram que escolheriam a marca que apoia uma causa se o preço e a qualidade de duas marcas fossem iguais.

3) MISSÃO DA EMPRESA

É muito comum vermos empresas por aí, já com um porte grande, que não tem bem definido para seus colaboradores e clientes sua missão.

Primeiramente, para qualquer planejamento feito para a empresa, ela sempre começará pela sua missão, por isso, tê-la bem definida é essencial.

As empresas mal sabem que algo tão importante, na verdade, é muito simples. A declaração de uma missão eficaz deve ser suficientemente breve para caber em uma camiseta.

4) PLANO DE MARKETING

Um dos maiores erros de uma empresa é não ter um plano de marketing. O planejamento de marketing engloba todas as atividades que visam a atingir objetivos de marketing, estabelecendo uma base para a elaboração de uma estratégia de marketing.

Em poucas palavras, você precisa ter bem alinhado o que você quer alcançar ou evitar. As respostas para essas perguntas são objetivas. Como você pretende alcançar os resultados que deseja? A resposta é estratégia.

Caso sua empresa não tenha um plano de marketing, você pode ver mais no nosso artigo “Como Iniciar um Plano de Marketing Eficiente”.

5) COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Atualmente, a comunicação e a propaganda passa por um período de ofertas promocionais agressivas, abordagens diretas e uma falta de cuidado com a imagem de sua empresa, focando apenas na venda de seus produtos.

No entanto, o que muitos profissionais de marketing esquecem é entender o comportamento do consumidor.

O consumo individual é guiado pela motivação de preencher uma necessidade, organizando suas necessidades em uma hierarquia de prioridades. Suas necessidades podem ser fisiológicas, de segurança, social, de prestígio ou auto-realização.

Por isso, para que sua marca e seu produto estejam bem rankeados na lista de prioridades do consumidor é preciso construir sua percepção, ou seja, os estímulos que vão gerar na mente do cliente. Afinal, a decisão de um consumidor de comprar um item é fortemente baseada em suas atitudes sobre um produto ou serviço.

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Sócio Diretor na Agência Madison